Licenciamento 2019 PI: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento

É muito importante estar com pagamento do licenciamento 2019 PI em dia, se o motorista transitar com o seu veículo estando em débito com o licenciamento 2019 PI pode receber multa, mesmo que tenha feito o pagamento do IPVA. Confira todas as informações sobre esse tipo de tributo e como proceder para andar de forma legal com seu automóvel.

Licenciamento 2019 PI

Licenciamento 2019 PI

O que é o Licenciamento?

Como o próprio nome diz, o licenciamento funciona como uma licença para deixar o veículo apto á circulação. É como uma renovação do documento, deve ser pago todos os anos. Á partir do licenciamento você consegue a liberação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é uma certidão obrigatória para manter a legalidade do automóvel.

Caso você transite sem a renovação do documento, pode pegar até 3 pontos na carteira de habilitação, seu veículo pode pegar multa e em alguns casos ser apreendido. O ideal para a emissão desse certificado é o automóvel passar por uma inspeção que avalia as normas de segurança e ambiente, mas na maioria das vezes não é isso que acontece.

Valor Licenciamento 2019 PI

Cada estado define o valor do licenciamento, as taxas variam de R$50 á R$100 e podem ser pagas junto com o IPVA, por exemplo. O preço não vai de acordo com as características do veículo que influenciam no valor venal, na verdade a renovação é estipulada por uma taxa única na região. No entanto, os diferentes tipos de veículos, como carros, motos, caminhões, podem pagar valores diferentes por sua categoria.

A taxa do licenciamento pode variar a cada ano, o valor concreto só fica disponível para o dono do veículo e você pode consultar através do site do Departamento de Trânsito (DETRAN) do Piauí, ou esperar a guia de pagamento chegar até o endereço do proprietário.

Consulta Licenciamento 2019 PI

A consulta licenciamento 2019 PI é bem simples, o processo é feito pela internet e você pode acessar através de qualquer meio digital: Smartphone, Notebook, Tablet e etc. Confira o passo a passo:

Passo 1:

Passo 2:

  • Selecione a opção ‘Licenciamento‘;

Passo 3: 

  • Você precisará fornecer: placa, RENAVAM, e ano de exercício. Clique em ‘Consultar’.

Tabela Licenciamento 2019 PI

O vencimento para pagar o licenciamento varia de acordo com o último número da placa do veículo, a ordem para pagamento é organizada através da tabela licenciamento 2019 PI. É muito importante ficar atento a essa informação, para conseguir se programar e evitar atrasos e inadimplências.

O site do DETRAN deixa disponível a tabela de vencimentos, você pode acessá-la no começo do ano, na mesma época em que é liberado o IPVA. Veja as informações:

Pagamento Licenciamento 2019 PI

Como a taxa não passa de $100 o pagamento licenciamento 2019 PI deve ser feito em cota única. É possível pagá-lo juntamente com o IPVA e outros impostos do seu veículo.

O pagamento pode ser feito através do internet banking, caixa eletrônico, ou diretamente nas agências bancárias, casas lotéricas e agências do Pag Conta.

Licenciamento 2019 PI Presencial

É possível solicitar o carnê de renovação anual do licenciamento 2019 PI de forma presencial, além de requerer a emissão do CRLV. Neste caso é necessário ser o proprietário ou procurador do veículo.

Confira os postos autorizados para essa solicitação:

  • Seção de Registro e Licenciamento – Av: Gil Martins Nº 2000 (Próximo ao Albertão). Das 8h às 13h
  • Espaço da Cidadania – Av: João XXIII – Próximo a ponte da Frei Serafim. Das 8h às 18h
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...