Licenciamento 2019 PR: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento

O licenciamento do veículo é um documento muito importante, ele garante a legalidade do automóvel. Todos os anos é necessário fazer o pagamento licenciamento 2019 PR para evitar multas, pontos na carteira e até apreensão do veículo. Esclareça todas as suas dúvidas em relação ao licenciamento 2019 PR e não corra o risco de ficar inadimplente!

Licenciamento 2019 PR

Licenciamento 2019 PR

Consulta Licenciamento 2019 PR

Assim como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o licenciamento deve ser pago anualmente. O Departamento de Trânsito (DETRAN) é o órgão responsável pela cobrança e fiscalização deste tributo. Por isso, as dúvidas sobre a taxa devem ser esclarecidas no DETRAN da sua cidade.

✓ Veja ainda como realizar o pagamento:

Para consultar licenciamento 2019 PR é necessário ter acesso á internet, todo o processo pode ser feito pelo portal do DETRAN, sem custo nenhum e com muita praticidade. Siga o passo a passo:

  • Escolha a opção ‘Veículo’;

  • Dentre todas os serviços, clique em ‘Licenciamento Anual’;

  • Selecione ‘Clique Aqui para consultar os débitos do seu veículo’;

  • É necessário informar o número de RENAVAM para ter acesso á guia de pagamento.

 

 


Emissão Guia de Pagamento Licenciamento 2019 PR

Para ter acesso a emissão guia pagamento licenciamento 2019 PR, é fácil. Na verdade, o DETRAN deixa disponível vários postos e locais credenciados para que o contribuinte possa fazer essa emissão. São eles:

  • App do Detran-PR (disponível para Android e IOS. O pagamento é pelo Bankline do Banco do Brasil);
  • Pelo site do Detran-PR;
  • Em um toten do Detran (pode pagar com cartão de débito de qualquer banco, exceto bandeira Elo, ou emitir a guia);
  • Pelo Banco do Brasil;
  • Pelo Banco Cooperativo Sicredi;
  • Pelo Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB);
  • Pelo Banco Rendimento.

A emissão nos bancos, pode ser através do caixa eletrônico usando a opção ‘Serviço sem cartão’. É necessário informar o número de RENAVAM do veículo, o código de barras para pagamento será impresso pela máquina.


Valor do Licenciamento 2019 PR

Diferente do IPVA, o valor do licenciamento 2019 PR não varia de acordo com o valor venal do veículo, ele é definido por uma taxa única que pode sofrer reajustes conforme o ano de vigência.

Em 2018, o valor estipulado foi de R$83,13. O ajuste da tarifa não deve sofrer alterações exuberantes para o ano de 2019, mas é importante ficar sempre atento aos comunicados oficiais dos órgãos responsáveis.


Pagamento Licenciamento 2019 PR

O paranaense proprietário de algum veículo deverá fazer o pagamento licenciamento 2019 no segundo semestre do ano, a data de vencimento varia e está organizada na tabela de pagamento. O valor não pode ser parcelado e não recebe descontos.

Somente com o pagamento do licenciamento, IPVA e DPVAT é possível receber o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento obrigatório para a legalidade de circulação do veículo.

Os mesmos postos e agências bancárias credenciados para a emissão da guia de pagamento, são os responsáveis pelo recebimento do licenciamento.


Tabela Licenciamento 2019 PR

A data de vencimento do pagamento da taxa de licenciamento, fica disponível através da tabela licenciamento 2019 PR, por isso é muito importante ficar atento as datas. Todos os anos o DETRAN disponibiliza essa tabela para os contribuintes:

Veja a tabela do ano de 2018, mas que deve ser usada como base para 2019:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...