Licenciamento 2020 MG: Valor, Tabela, Pagamento e Consultar Situação

Logo nos primeiros meses do ano os contribuintes buscam informações sobre o licenciamento 2020 MG. Já que o pagamento do licenciamento 2020 MG permite a circulação legal do veículo pelo Estado. Devido a importância do tributo, o DETRAN não demora a divulgar o funcionamento da cobrança do mesmo. Saiba neste artigo.

Licenciamento 2020 MG

Licenciamento 2020 MG

Licenciamento 2020 MG

Como o próprio nome indica, o licenciamento é um tributo que concede a licença ao veículo para que este circule legalmente pelas vias do estado e do país.

O imposto é anual e cobrado para que haja a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) que deve ser renovado todos os anos.

✓ Conheça o valor do CRLV nos estados:

O licenciamento 2020 MG é permitido apenas quando as multas, o IPVA, seguro DPVAT, taxa do CRLV e outras possíveis taxas cobradas sobre o automóvel forem totalmente quitadas.

A emissão do documento é feita logo após a confirmação do pagamento de todos os débitos. E o CRLV é enviado no endereço do contribuinte, ou retirado em um posto do DETRAN.


Valor licenciamento 2020 MG

O valor licenciamento 2020 MG corresponde a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), responsável pela emissão do documento anual.

Diferente de outros impostos, como o IPVA, a quantia cobrada não tem relação com o valor venal do automóvel. E não se difere dependendo da categoria do bem.

Na verdade, o próprio DETRAN estipula um preço para o imposto e que deve atingir automóveis em geral, reboque e semirreboque.

  • Valor licenciamento 2020 MG: R$102,41.

O CRVL é de porte obrigatório, pois é no documento que ficam contidas as informações sobre o veículo. Por isso, o licenciamento é tão importante.


Pagamento do licenciamento 2020 MG

Analisando o tributo de um modo geral, o licenciamento inclui diversas taxas com formas de pagamento diferentes. No entanto, estes tributos possuem outros órgãos administrativos que indicam o funcionamento da quitação.

A licença é permitida apenas com a quitação de todos os débitos, e o pagamento licenciamento MG para a emissão do documento é administrado pelo DETRAN.

Não é permitido parcelar o valor do licenciamento, e não é concedido desconto no pagamento em cota única. O contribuinte tem a opção de emitir a guia de recolhimento junto com o IPVA.

A contribuição é feita com o boleto ou apresentando o número de Renavam do veículo. Os bancos autorizados ao recebimento são:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa;
  • Sicoob;
  • Mercantil do Brasil;
  • Santander;
  • Correios.

Calendário licenciamento 2020 MG

O período para pagamento do imposto está previsto no calendário licenciamento MG. A ideia é que os bancos não fiquem congestionados e a população tenha fácil acesso aos postos.

Os contribuintes têm até março para quitar o IPVA, seguro DPVAT e as multas de trânsito. Diferente de outros estados a organização não foi feita com base no último dígito da placa do veículo.

Mas, o Detran determinou uma única data para a contribuição do licenciamento:

  • Pagamento até 1 de Abril.

Consultar licenciamento 2020 MG

Por meio do portal do Detran na internet, o contribuinte pode consultar licenciamento 2020 e verificar todas as pendências referente ao automóvel.

Além disso, é possível emitir a guia para pagamento. Para tanto, o processo é permitido apenas com a inserção do número da placa do automóvel. Veja como funciona:

  • Selecione a alternativa ‘Consultar situação do veículo’;

  • Informe os dados solicitados e por fim clique em ‘Pesquisar’.

Para emitir a guia de pagamento acesse o link e informe os dados necessários.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...